Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


15 de dez. de 2009

Os sete talentos do profissional do futuro


As necessidades do mercado de trabalho estão em constante mudança. O que era bom até pouco tempo atrás, hoje vale muito pouco e amanhã valerá menos ainda. Habilidades que eram pouco requisitadas agora o são com uma frequencia cada vez maior.

Leia Mais…

Empatia em lugar de simpatia


Empatia é a capacidade de se colocar na situação do outro, incorporar-se ao seu mundo, vivenciar a sua realidade e ver como o outro vê, e não como você veria se fosse o outro. Como imortalizou o cancioneiro popular:

Leia Mais…

1 de dez. de 2009

Antivírus Gratuito, quais são as opções?


Se você navega pela internet é quase certo que já enfrentou problemas com vírus de computador ou algum tipo de malware (programa mal intencionado) que atrapalha a navegação ou envia para toda a sua lista de amigos uma mensagem inconveniente do tipo "veja as suas fotos..." para disseminar a praga.

Leia Mais…

27 de nov. de 2009

Cursos de Administração em Salvador

Aqui encontra-se o Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC 2008 (Triênio 2006, 2007 e 2008. Acesse e confira.


fonte: http://www.educacaosuperior.inep.gov.br/funcional/lista_cursos.asp

25 de nov. de 2009

APO de Métodos - Administradores na sociedade contemporânea

O novo cenário mundial globalizado provoca a necessidade das organizações se tornarem ambientes de aprendizagem, conscientes das influências do meio em que se localizam e da competição existente no mercado. Para isso uma série de mudanças deve acontecer na estrutura da empresa e principalmente, no perfil do administrador, porque é através dele que os objetivos serão alcançados com sucesso. Assim, a sua formação, as suas atitudes, os seus valores, suas técnicas, habilidades e idéias são de extrema importância para o crescimento da organização. A seguir, a história de um empresário bilionário que iniciou sua carreira humildemente e conseguiu alcançar seus objetivos e muito sucesso, denominado “O imperador do aço”.

Leia Mais…

2000 acessos - Obrigado!!!!


Chegamos a dois mil acessos, parabéns a todos da equipe Coluna Acadêmica e principalmente aos amigos que acessam nosso blog, e aguardem em breve faremos uma promoção com prêmios.
Equipe Coluna acadêmica

Leia Mais…

APO de Matemática - MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO

É a Orientação de mercado de uma empresa que está interessada na busca da obtenção do maior lucro possível, é frequentemente utilizada em microeconômica pelo fato de prever o comportamento empresarial de forma razoavelmente acurada evitando complicações analíticas desnecessárias. Esta maximização é obtida através das receitas, despesas e custos de cada organização.

Leia Mais…

24 de nov. de 2009

Nosso Blog está em primeiro lugar


O nosso blog é o primeiro lugar quando você faz uma pesquisa no Google com as palavras “coluna acadêmica”, queremos agradecer aos acessos, comentários e apoios de todos que participam do nosso blog, só com o apoio de todos vocês é que chegamos a essa posição, aproveitamos a oportunidade já que estamos chegando a mais um fim de semestre na Faculdade Castro Alves, para desejarmos a todos boas festas e um 2010 cheio de paz e realizações, prometemos que mesmo nas férias continuaremos atualizando nosso blog.
Equipe Coluna Acadêmica

Leia Mais…

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR


Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008)

PREÂMBULO


I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
II - O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.


Leia Mais…

23 de nov. de 2009

Sustentabilidade é cada vez mais abordada em entrevistas de emprego


Se você não sabe exatamente o que dizer em uma entrevista de emprego, preste atenção a esta dica: os recrutadores costumam fazer perguntas a respeito de suas principais conquistas, desafios, quais as empresas pelas quais você passou, formação acadêmica e conhecimento de idiomas.

Apesar de as perguntas serem essas, existe uma novidade: o tema sustentabilidade está se tornando foco em muitas entrevistas.

Leia Mais…

Da faculdade ao mercado de trabalho: a polêmica do uso de roupas curtas




Nos últimos dias, o caso da estudante expulsa da faculdade pelo uso de um vestido curto ganhou repercussão. Desta forma, a polêmica sobre a escolha de roupas adequadas para cada ambiente veio à tona.

Leia Mais…

22 de nov. de 2009

ADMINISTRAÇÃO É A SEGUNDA PROFISSÃO MELHOR REMUNERADA DO BRASIL


Os administradores têm mais um motivo para se orgulhar da profissão. De acordo com o levantamento "Você no Mercado de Trabalho", realizado por especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os profissionais de Administração são os segundos mais bem pagos do país.

Leia Mais…

12 de nov. de 2009

Petrobras passa Coca-Cola e Wal Mart em valor de mercado


O valor de mercado da Petrobras, que estava em US$ 95,8 bilhões no final do ano passado, mais do que dobrou desde então e atingiu, ontem, US$ 207,9 bilhões, segundo dados levantados pela consultoria Economatica.
Com isso, a empresa ficou à frente de muitos gigantes dos Estados Unidos, como Coca-Cola, Wal Mart, Google, General Electric (GE), Apple e outros.

Leia Mais…

13 de out. de 2009

O PERFIL DO PROFISSIONAL NO CENÁRIO DA CRISE MUNDIAL


A globalização é um processo que consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países o que antes era bastante restrito. A globalização tornou o mercado mais competitivo com isso às empresas passaram a se estruturarem para se adequar ao novo modelo comercial capitalista exigido, tornando-se pro ativa, rápida, ágil e muito mais flexível.
Devido às mudanças causadas pela globalização no cenário organizacional, conseqüentemente ocorreram mudanças no preparo do profissional, a exigibilidade empresarial aumentou, a capacitação profissional tornou- se um fator determinante para os funcionários, os trabalhadores passam a ser selecionados e poucos disputados. O profissional solicitado deixa de ser aquele que possui habilidades básicas, tornando-se um profissional muito mais complexo, com muitas características profissionais como a flexibilidade, capacidade de discernimento, conhecimentos tecnológicos e principalmente estar sempre pronto para as adaptações, mudanças do ambiente interno e externo.
A crise mundial iniciada nos estados Unidos da América, devido a especulação imobiliária, causou inicialmente a supervalorização dos imóveis, afetou todos os setores da economia, gerando grandes taxas de desemprego, além da instabilidade econômica. No Brasil o agravamento da crise obrigou o governo tomar medidas urgentes na tentativa de diminuir o impacto da crise mundial no mercado brasileiro, como: a redução sucessiva dos depósitos compulsórios, a compra pela C. E. F. e Banco Central do Brasil de instituições financeiras privadas e leilões para venda de dólares das reservas e no mercado futuro, porém não livrou os trabalhadores das demissões ou insegurança no trabalho.
Devido a estas constantes mudanças ambientais, o profissional deve estar atento as condições que serão impostas pelas organizações, procurando se qualificar cada vez mais, se destacar para atender as expectativas do novo cenário que esta sendo construído e “submeter” a algumas condições como: redução temporária de salário, jornada de trabalhos alternada, ser versátil, empreendedor, ter domínio de outros idiomas, principalmente o inglês, saber trabalhar em equipe, estar sempre antenado para as continuas mudanças do ambiente, como formas de garantir sua estabilidade mediante uma crise mundial.

Leia Mais…

8 de out. de 2009

Evolução dos conceitos relacionados ao Homem.



Leia Mais…

Tabela evolução dos conceitos relacionados à organização.


Leia Mais…

Tabela evolução dos conceitos relacionados ao meio ambiente.


Digite aqui o resumo do post

Leia Mais…

17 de set. de 2009

Universidade finlandesa não tem salas de aula nem professores. Os alunos aprendem a ser empreendedores na prática

A finlandesa Team Academy é uma faculdade de pós-graduação única no mundo. Não tem salas de aula nem professores. Seus alunos aprendem a ser empreendedores na prática. O curso é custeado pelo governo, ou seja, gratuito.

Leia Mais…

1 de set. de 2009

Organizações Mecânicas e Orgânicas



Filme "Vida de Inseto"

No filme é possível observar a grande contradição entre o regime mecânico e o orgânico. Logo no inicio do filme percebemos a fragilidade das formiguinhas que acostumada a não pensar, a fazer sempre o mesmo movimento mecânico, robótico se vê completamente perdida em perceber uma folha na frente do seu caminho, impossibilitada de pensar a mesma entra em pânico.

Leia Mais…

26 de ago. de 2009

Contingência Estrutural

O Que é Contingência Estrutural?

R: A contingência estrutural é uma perspectiva que foca os fatores ambientais que condicionam a forma Organizacional. Esta perspectiva surgiu da idéia de que as ações organizacionais dependem das relações ambientais da organização. Como o seu próprio nome sugere, a estrutura organizacional é contingente às pressões e incertezas ambientais.

Quais suas implicações para a prática da administração?

R: A imprevisibilidade dos acontecimentos, as constantes mudanças estruturais para adaptar-se aos fatores de interferência e ao mesmo tempo, uma capacidade de adquirir agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de suas atividades. Pois, o ambiente externo é que condiciona o ambiente organizacional, e isso exige a necessidade de uma análise cuidadosa do ambiente externo e interno, para que a relação existente entre as variáveis administrativas e ambientais sejam mais eficazes no alcance dos objetivos organizacionais.

Leia Mais…

22 de ago. de 2009

A Nestlé no Brasil cedeu aos pedidos de usuários do orkut e mudou seus planos em relação ao achocolatado Nescau.


O professor Héber Sales de Teoria da Administração em sala de aula comentou sobre as redes sociais substituirem os call centers, andamos pesquisando o poder de influência dessas redes sociais sobre decisões das empresas que estão contratando pessoas para monitorarem seus produtos, sabendo assim o que pensa seu consumidor sobre sua marca, separamos um pequeno texto para servir de exemplo, leia no seguinte endereço: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092008/02092008-28.shl

18 de ago. de 2009

Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas sob nossa responsabilidade?

Um administrador pode realizar alterações nas rotinas operacionais e nos procedimentos internos que possui a organização sob sua responsabilidade, em busca de um retorno positivo do produto que oferece aos seus clientes, considerando os fatores contingentes e as mudanças constantes do ambiente externo que interferem no seu desenvolvimento.


Fontes:
http://www.fontedosaber.com/administracao/ambiente-externo-e-tipos-de-sistema.html
http://recantodasletras.uol.com.br/

Leia Mais…

27 de mai. de 2009

Indivíduo e as Organizações para os Estruturalistas - Homem Organizacional


1.INTRODUÇÃO

Este trabalho é direcionado aos estudantes do curso de Administração de Empresas para o devido entendimento sobre o Homem Organizacional.


2. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho consiste em apresentar o Homem Organizacional dentro da visão dos Estruturalistas

O Homem Organizacional.



1 – Flexibilidade – Em face de varias mudanças, que ocorrem na vida moderna, bem como na variedade de papeis exercidos nas diversas organizações.


2 – Tolerância às frustrações – Para evitar desconfortos e desgastes emocionais, proveniente das demandas da organização e das necessidades individuais.


3 – Capacidades de adiar as recompensas – É poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividades profissionais.


4 – Permanente desejo de realização – Para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e garantem as ascensões de cargos dentro da organização, promovendo recompensas e sanções sociais e matérias.


Foi desenvolvido o modelo de homem com características e competências, necessárias para atender a demanda das organizações e para viver em uma sociedade complexa, interdependente e dinâmica. Pois o individuo participa de varias organizações sejam elas: religiosas, penais, familiares, empresariais, em fim. O individuo organizacional é um ser resiliente e auto-motivado.


Leia Mais…

17 de mai. de 2009

Contribuição da Psicologia para uma melhor compreensão da relação entre indivíduos e organizações.

Vídeo Emoções nas Organizações


1.0 Análise da modalidade oral no vídeo Emoções nas Organizações

Conforme análise realizada, os entrevistados utilizaram espontaneidade sem muita preocupação com utilizações das regras gramaticais e conversas formais, porém não utilizaram nenhum tipo de gíria assim como não tiveram um vocabulário restrito, pois houve uma diversidade de palavras sem repetições, talvez devido ao pouco tempo de conversação.
Por possuírem um nível de instrução acadêmico, observa-se que eles utilizaram um nível de linguagem Coloquial, livre de formalidades, aproximando-se em raros momentos do Nível Culto.

2.0 CONCLUSÃO

O uso da linguagem Coloquial é freqüentemente utilizado pelos entrevistados. A mensagem emitida fica clara para o entendimento de pessoas pertencentes aos níveis Coloquial e Culto dificultando o entendimento do falante do nível popular.

3.0 BIBLIOGRAFIA

VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: M. Fontes, 2002.

Vídeo com o tema Maiêutica Socrática.

22 de abr. de 2009

O Indivíduo nas Organizações

Na abordagem clássica observa-se que os inventores sociais eram contra o desperdício de tempo, de energia no trabalho e trabalhavam em prol do funcionamento intitucional das empresas onde todos eles contribuiam para intelectualizar o trabalho humano. Entendiam eles que a ênfase nas tarefas e nas estruturas era possível aumentar a produtividade e a eficiencia por meio da qualificação operacional (divisão do trabalho) utilizando-se a figura do “homem econômico” e pela disposição dos órgãos pertencentes à organização através de inter-relações estruturais.Essa forma de concepção estrutural é fortemente influenciada pela organização militar e eclesiástica – rígida e hierarquizadas. Que é claramente constatada quanto à divisão de trabalho focada na especialização das tarefas (heterogeneidade), com idéia básica de que maior divisão de trabalho significa mais eficiência, essa divisão se dava por níveis de autoridade e responsabilidade (vertical) e tipos de atividades. Cada departamento ou seção tem atividade própria e especifica (horizontal), com isso haverá coordenação para garantir a harmonia do conjunto. Esta Teoria recebe o nome de “Teoria da máquina”, pois caracteriza por uma visão de comportamento mecanicista do trabalho e preocupava-se apenas com a organização formal descuidando da organização informal (operário/grupo).Para obter a colaboração e motivação dos operários eram necessários incentivos monentários e prêmios de produção a medida que o resultado da produção estivesse dentro ou superado o tempo padrão. Como uma boa relação entre os setores e funcionários, obedecendo uma hierarquia, traria também bons resultados para a organização.Em contrapartida a Teoria das Relações Humanas aborda uma modalidade diferente, fala-se em motivação, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo e liderança. A felicidade humana passa a ocupar um lugar significativo, já que o Homo economicus (Teoria Clássica) é substituído pelo Homem social, que tem necessidades fisiológicas e psicológicas não sendo motivado por estímulos econômicos e sim por recompensas sociais, simbólicas e não-materiais.Nessa teoria a motivação é a tensão que leva o individuo a mudar o seu comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades e essa satisfação conseqüentemente deixa o operário com o moral elevado e estimulado à colaboração entre organização informal e formal.Outra área que ela enfatiza é a liderança, o administrador necessita conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas já que ele exerce influencia interpessoal reduz as incertezas de um grupo, deve avaliar as tensões, manter o equilíbrio e comunicação com seus subordinados.A Teoria das Relações humanas enfoca o desenvolvimento de grupos e não o comportamento individual. É oposta à teoria clássica onde os conceitos rígidos e mecanicistas passam a ser estudados e corrigidos combatendo a forte tendência à desumanização do trabalho.

20 de mar. de 2009

Análise Crítica do Filme O Terminal



O filme mostra a história de um homem (Victor), que foi impedido de entrar nos Estados Unidos por não ter seu passaporte reconhecido no terminal do aeroporto e também é proibido retornar para seu país de origem devido a um golpe político que acaba de se iniciar. Logo ele é obrigado a permanecer no aeroporto sob responsabilidade de um oficial da segurança até que seja resolvida sua situação. A partir desse momento ele passa a morar no aeroporto, não imagina que passará meses e mais meses nesse lugar e começa a enfrentar inúmeras dificuldades. Existem linguagens não verbais expostas no filme, as quais ficam explicitadas quando: o ruído da câmera chama atenção de Victor, ou quando o hino de seu país é tocado no noticiário da TV e ou com o barulho estrondoso do avião que acorda Victor. São abordagens que dispensam o uso das palavras para que seja entendido o seu significado. Outra situação clara de dificuldade com a linguagem não verbal é a ausência de comunicados visuais em situações obvias ou a não observação dos comunicados visuais, a exemplo da cena do piso molhado, o telefone que está com defeito e ou o choque de Victor com a porta de vidro. A ausência ou até mesmo a não observação dos comunicados visuais promovem a desinformação no determinado contexto acarretando assim uma série de problemas. O filme apresenta uma rica e interessante linguagem mista, que nos permite apreciar não só sua utilização, como também a dificuldade do emissor se fazer entender pelo receptor, pois o fator cultural promove uma distorção sobre a percepção da informação. O que fica claro na cena em que Frank tenta explicar a Victor a situação do seu país usando objetos, gestos e palavras (maçã e saco de batatas fritas), porém Victor associa esse esforço à designação “Big Apple”. Existem vários outros exemplos de dificuldades de comunicação no filme, e relacionado à comunicação percebe-se também que a seguinte máxima se faz presente: “Quem tem informação domina o mundo” e fica claro quando temos a manifestação da popular “Rádio pião” quando o faxineiro passa para os demais funcionários do terminal a versão dele dos fatos no qual Victor ajuda seu conterrâneo. Neste mesmo trecho é possível perceber Victor utilizando até de uma forma monopolista o seu conhecimento para manipular as informações passadas pelo seu conterrâneo, pelo simples fato de seu único detentor do código lingüístico discutido daquele momento. O domínio e a percepção das diversas formas de códigos que permeiam nosso meio acrescido de valores culturais e conhecimento amplo, promovem juntos o entendimento da forma mais clara e real possível da informação. O terminal é uma foto de uma série de dificuldades enfrentadas no dia a dia que em alguns casos passa despercebido pelos olhos cansados da rotina.