Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


15 de dez. de 2009

Empatia em lugar de simpatia


Empatia é a capacidade de se colocar na situação do outro, incorporar-se ao seu mundo, vivenciar a sua realidade e ver como o outro vê, e não como você veria se fosse o outro. Como imortalizou o cancioneiro popular:


“Eu arrancarei os teus olhos e tu arrancarás os olhos meus
E eu colocarei os teus olhos no lugar dos olhos meus
E tu colocarás os meus olhos no lugar dos olhos teus
E eu passarei a ver pelos teus olhos e tu passarás a ver pelos olhos meus.”

Colocar-se na posição do outro, no caso do subordinado, perceber e sentir como ele, e não como você perceberia e sentiria no lugar dele, é uma condição essencial para o desempenho do papel educativo do avaliador na entrevista de avaliação de desempenho.

Ser empático significa compreender e respeitar os sentimentos do avaliado. Ser simpático apenas pode deslizar para uma atitude de comiseração, pena e lamentação que beira o mais das vezes ao desrespeito e a uma atitude de superioridade ou de arrogância do avaliador, quando não de censura e de julgamento negativo do comportamento do avaliado.

O gerente deve oferecer empatia ao colaborador, aceitar e respeitar os seus sentimentos e permanecer neutro, com uma atitude não-depreciativa.

É preciso que você mantenha a porta aberta ao diálogo para que possa proceder às intervenções que julgar oportunas visando à superação de problemas de desempenho detectados no comportamento do avaliado.

Wagners@attglobal.net
www.wagnersiqueira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário