Empatia é a capacidade de se colocar na situação do outro, incorporar-se ao seu mundo, vivenciar a sua realidade e ver como o outro vê, e não como você veria se fosse o outro. Como imortalizou o cancioneiro popular:
“Eu arrancarei os teus olhos e tu arrancarás os olhos meus
E eu colocarei os teus olhos no lugar dos olhos meus
E tu colocarás os meus olhos no lugar dos olhos teus
E eu passarei a ver pelos teus olhos e tu passarás a ver pelos olhos meus.”
Colocar-se na posição do outro, no caso do subordinado, perceber e sentir como ele, e não como você perceberia e sentiria no lugar dele, é uma condição essencial para o desempenho do papel educativo do avaliador na entrevista de avaliação de desempenho.
Ser empático significa compreender e respeitar os sentimentos do avaliado. Ser simpático apenas pode deslizar para uma atitude de comiseração, pena e lamentação que beira o mais das vezes ao desrespeito e a uma atitude de superioridade ou de arrogância do avaliador, quando não de censura e de julgamento negativo do comportamento do avaliado.
O gerente deve oferecer empatia ao colaborador, aceitar e respeitar os seus sentimentos e permanecer neutro, com uma atitude não-depreciativa.
É preciso que você mantenha a porta aberta ao diálogo para que possa proceder às intervenções que julgar oportunas visando à superação de problemas de desempenho detectados no comportamento do avaliado.
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MATEMÁTICA APLICADA
Há 15 anos
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