Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


1 de set. de 2009

Organizações Mecânicas e Orgânicas



Filme "Vida de Inseto"

No filme é possível observar a grande contradição entre o regime mecânico e o orgânico. Logo no inicio do filme percebemos a fragilidade das formiguinhas que acostumada a não pensar, a fazer sempre o mesmo movimento mecânico, robótico se vê completamente perdida em perceber uma folha na frente do seu caminho, impossibilitada de pensar a mesma entra em pânico. Fica claro também quando a princesa Ada enxerga um problema no andar da fila, e se repete quando a rainha proíbe uma formiguinha de aprender a voar, por ser muito nova e querer fugir as regras. Até que surge uma formiguinha rebelde, com pensamentos de inovar, de mudar.
Flik, trazendo uma idéia diferente para aumentar o resultado, invento que iria revolucionar a produção, mais é fortemente criticado e desmotivado pelo grupo de gerenciadores, que viviam felizes e conformados com os resultados alcançados, através dessa organização mecânica, não mexem no modelo rígido, nem em operários. Mais logo se vêem perdidos,ao se deparar com um grande problema que era aumentar a produção em um curto período de tempo. Presos a esse modelo restrito, automático como diz a rainha: ‘’sempre foram assim, todos os anos eles (gafanhotos) chegam até aqui, comem a oferta e vão embora ‘’ situação externa previsível, acabam encontrando em Flik a solução do seu problema, que sugere que as formigas abandonem a ilha. Mais seus lideres apegados aos modelos mecânicos ,jamais iram abandonar o seu campo de atuação, então ,sem muitas esperanças pois Flik se recusava a ser mais um dos seus operários disciplinados que cumprem seu papel especifico, é liberado a deixar a ilha com intenção de se livrar de problema,não ter na equipe essa formiguinha sonhadora e atrapalhada.
Ele vai em busca de ajuda e encontra uma turminha muito diferente, uma equipe de circo. Cujo relacionamento entre patrão e operário era descentralizado com autonomia esperta, capaz de perceber que sua atuação não estava indo bem, logo mudaram suas estratégias para segurar a platéia que não estava satisfeita com o que estava vendo. Flik pede ajuda, e os insetos do circo ‘’os guerreiros’’ vão parar na ilha com o intuito de ajudá-lo contra os gafanhotos, e juntos conseguem afrouxar os controles burocráticos, transforma o formigueiro numa equipe multifuncional. Todos num sistema vivo com único objetivo, estilo de liderança mais participativo, democrático e centrando no operário com liberdade de autonomia eles conseguem alcançar o alvo com vitória e sucesso.

Um comentário:

  1. Notem que a situação externa previsível era ilusória. Precisamos nos questionar se a precepção de previsibilidade não é uma pressuposição falsa. Vejam esta citação e sigam os links para saber mais sobre isso:
    http://hebersales.blogspot.com/2008/12/dobra-platnica.html

    ResponderExcluir