Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


26 de ago. de 2009

Contingência Estrutural

O Que é Contingência Estrutural?

R: A contingência estrutural é uma perspectiva que foca os fatores ambientais que condicionam a forma Organizacional. Esta perspectiva surgiu da idéia de que as ações organizacionais dependem das relações ambientais da organização. Como o seu próprio nome sugere, a estrutura organizacional é contingente às pressões e incertezas ambientais.
A maneira ótima de organizar depende da natureza do ambiente com o qual a organização se relaciona. Incorpora os objetivos como parte da cultura da organização e parte das disposições mentais dos tomadores de decisão. A contingência estrutural considera que não há uma estrutura organizacional única e efetiva para todas as organizações, a otimização da estrutura varia de acordo com determinados fatores, como a estratégia ou o seu tamanho. Demasiada crença na capacidade adaptativa das organizações e dificuldade de apresentar respostas racionais as pressões internas e externas são algumas críticas observadas na prática da administração.

Quais suas implicações para a prática da administração?

R: A imprevisibilidade dos acontecimentos, as constantes mudanças estruturais para adaptar-se aos fatores de interferência e ao mesmo tempo, uma capacidade de adquirir agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de suas atividades. Pois, o ambiente externo é que condiciona o ambiente organizacional, e isso exige a necessidade de uma análise cuidadosa do ambiente externo e interno, para que a relação existente entre as variáveis administrativas e ambientais sejam mais eficazes no alcance dos objetivos organizacionais.

2 comentários:

  1. muito boa essa materia pois os textos estão totalmente conteporaneo voces me ajudaram.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Só faltou citarem as referências.

    ResponderExcluir