Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


18 de ago. de 2009

Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas sob nossa responsabilidade?

Um administrador pode realizar alterações nas rotinas operacionais e nos procedimentos internos que possui a organização sob sua responsabilidade, em busca de um retorno positivo do produto que oferece aos seus clientes, considerando os fatores contingentes e as mudanças constantes do ambiente externo que interferem no seu desenvolvimento.
Destacamos a importância de analisar os procedimentos básicos, vistos de forma geral e alguns fatores que influenciam no desenvolvimento das atividades e neste processo. Que são respectivamente, os recursos extraídos do ambiente, como informações, mão de obra, equipamentos, entre outros; o processo de transformação destes recursos em bens e/ou serviços; os resultados destes no mercado, para o cliente final; e, atuação do estado nas áreas política e legal, situação da economia e do sistema financeiro do país, desenvolvimento e disponibilidade tecnológica, nível educacional e cultural da sociedade, concorrência de outras empresas, preocupação com ecologia e preservação do meio ambiente. Um exemplo prático de uma influência externa é a cultura onde a empresa está localizada, exemplo disso é o calendário que a Ford Nordeste usa, ela programa trabalho extra para carnaval ou até mesmo natal, mas o São João ela não programa nada, pois sabe que o índice de falta é muito grande, já no Sul ela não tem essa preocupação. Nos limitadores internos podemos exemplificar com as regras pré-estabelecidas pela organização. Como podemos observar na abordagem contingencial existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Assim, para determinarmos mudanças no sistema organizacional devemos considerar o ambiente interno e externo que as empresas escolheram como seu domínio de operação. E, as contingências como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos das organizações. Por isso, para ser efetiva a organização precisa adaptar a sua estrutura às condições do ambiente e aos fatores contingentes existentes dentro do seu campo de atuação. Baseados nesses argumentos afirmamos que nós administradores podemos ter a liberdade para modelarmos o sistema organizacional desde que respeitemos os limitadores para nossas decisões, assim é preciso que se reflita sobre como alterar o desenho organizacional, formado por atividades, processos, operações, produtos e serviços que são elementos embutidos nas estruturas organizacionais.


Fontes:
http://www.fontedosaber.com/administracao/ambiente-externo-e-tipos-de-sistema.html
http://recantodasletras.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Olá pessoal, o blog está ficando bacana.
    Acrescentem dados da turma de vocês (matutino ou noturno? T1 ou T2?).
    Outro pedido: usem referências acadêmicas e científicas. Para encontrá-las, busquem via Google Acadêmico e outras fontes indicadas no blog da disciplina.
    Abraços!

    ResponderExcluir