Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


25 de nov. de 2009

APO de Métodos - Administradores na sociedade contemporânea

O novo cenário mundial globalizado provoca a necessidade das organizações se tornarem ambientes de aprendizagem, conscientes das influências do meio em que se localizam e da competição existente no mercado. Para isso uma série de mudanças deve acontecer na estrutura da empresa e principalmente, no perfil do administrador, porque é através dele que os objetivos serão alcançados com sucesso. Assim, a sua formação, as suas atitudes, os seus valores, suas técnicas, habilidades e idéias são de extrema importância para o crescimento da organização. A seguir, a história de um empresário bilionário que iniciou sua carreira humildemente e conseguiu alcançar seus objetivos e muito sucesso, denominado “O imperador do aço”.

O italiano Steno Marcegaglia de 77 anos é movido pelo gosto de ver as empresas nascerem e crescerem. O modelo de produção inicial de Steno era baseado nas tarefas, que eram divididas e especializadas para cada operário, porém ao contrário desse modelo, onde o empreendedor não tem visão global, Steno passou a investir a cada ano todo o lucro obtido, adquirindo cada vez mais máquinas que melhoraram o trabalho individual, visando o sucesso da empresa como um todo, distribuindo confiança e responsabilidade aos seus colaboradores. Para a maioria das pessoas, dedicar a vida ao trabalho e sequer gozar os lucros pode parecer insensato mais para ele nada o dar maior prazer do que construir do zero, transformar algo de difícil definição uma idéia abstrata em algo concreto que funciona o que e possível em realidade.


O fundador do grupo Marcegaglia, hoje entre os maiores processadores mundiais de aço, era filho de um marceneiro humilde, mais quando lhe perguntavam o que queria ser quando crescesse, dizia que seria rei ou papa, pois era dinâmico, atropelava as adversidades com uma vontade impar de fazer os seus sonhos acontecer desde autora. Nascido na época da ditadura, Steno passou para um teste de alistamento militar aos dez anos de idade, durante a Segunda Guerra a escola a qual freqüentava para formar comandantes foi bombardeada, ele voltou para a casa da mãe que trabalhava com os parentes em um simples restaurante. Todos os dias ele percorria quarenta quilômetros de bicicleta para ir à escola e a noite trabalhava com sua mãe.


Aos dezoito anos ganhou o seu primeiro salário e outros novos planos foram surgindo, pois sempre foi visionário e planejava sempre ir em frente. Pouco antes de completar trinta anos Steno já tinha na sua poupança 1,5 milhão de libras. Ele não tinha experiência nem qualquer qualificação especial, então aproveitou que morava perto de indústrias e começou a comprar fitas de aço que com uma perfiladora, transformava em guias de janelas. Seus primeiros funcionários ganhavam muito pouco, pois Steno não tinha condições de paga-los regularmente alem das condições precárias do ambiente de trabalho. Steno ainda tinha que aturar as gozações de outros empresários que produzia mil toneladas de perfis por mês enquanto ele era apenas cem toneladas, pois sua oficina não tinha eletricidade e as maquinas funcionavam com motores. Só que enquanto os herdeiros estavam gastando em casas e carros, Steno continuava como pobre empreendedor que reinvestia todo o dinheiro que ganhava. Com o dinheiro comprou novas máquinas e a sua produção aumentou a tal ponto de produzir quinze mil toneladas por mês, transformando idéias em negócio, impulsionando a ambição em seu favor, e os que riam dele continuava a produzir as mil toneladas e continuavam a gastar com outras bobagens, a ponto de vender as suas indústrias para Steno por não terem como dar lucros. Aos 35 anos começou sem experiência alguma no setor siderúrgico e começou a se tornar importante ao transformar o aço italiano.


Hoje, o grupo Marcegaglia processa mais de 5 milhões de toneladas por ano. São 47 plantas por todo o mundo com mais de 6,5 mil colaboradores para ele dirigir um negócio deste tamanho precisa de entrega e quem não quer ter problemas deve escolher ser funcionário ou ter pequeno negócio já que o mesmo é incansável e louco pelo trabalho. Steno considera como “bússola empresarial” dar ao mercado o que ele pede, orientar a empresa com eficiência, comprometer-se com a empresa e com as suas metas, ter ambição e não deixar-se abater pelas dificuldades, não acomodar-se com os bons resultados ou deixar de investir na empresa e não dar ouvidos a opiniões pessimistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário