Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


27 de mai. de 2009

Indivíduo e as Organizações para os Estruturalistas - Homem Organizacional


1.INTRODUÇÃO

Este trabalho é direcionado aos estudantes do curso de Administração de Empresas para o devido entendimento sobre o Homem Organizacional.


2. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho consiste em apresentar o Homem Organizacional dentro da visão dos Estruturalistas

O Homem Organizacional.


Por volta de 1949 foi instituída uma nova forma de pensar conhecida como: “Abordagem estruturalista” tomando a linguagem como modelo de cientificidade, que permitia analisar os fenômenos culturais em sentido amplo. A abordagem estruturalista foi um modelo de pensamento que foi utilizado em diversas áreas do conhecimento. Tais como: Lingüística, psicanálise, sociologia, antropologia, historia e outras áreas. Que por sua vez se desdobrou em duas Teorias: Burocracia e estruturalismo.

O Estruturalismo na Administração

Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organização das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. As organizações são as formas de instituição dominante da sociedade moderna: São as representações de uma sociedade altamente especializada e interdependente, que se caracteriza por um crescente padrão de vida.As organizações permeiam toda vida do indivíduo em todos os aspectos e envolve a participação de várias pessoas. As organizações são limitadas pelos seus recursos escassos e, por isso, não podem tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: Daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência é alcançada quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o melhor resultado.
O homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações. O homem organizacional necessita ter as seguintes características:


1 – Flexibilidade – Em face de varias mudanças, que ocorrem na vida moderna, bem como na variedade de papeis exercidos nas diversas organizações.


2 – Tolerância às frustrações – Para evitar desconfortos e desgastes emocionais, proveniente das demandas da organização e das necessidades individuais.


3 – Capacidades de adiar as recompensas – É poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividades profissionais.


4 – Permanente desejo de realização – Para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e garantem as ascensões de cargos dentro da organização, promovendo recompensas e sanções sociais e matérias.


Foi desenvolvido o modelo de homem com características e competências, necessárias para atender a demanda das organizações e para viver em uma sociedade complexa, interdependente e dinâmica. Pois o individuo participa de varias organizações sejam elas: religiosas, penais, familiares, empresariais, em fim. O individuo organizacional é um ser resiliente e auto-motivado.


9 comentários:

  1. Pessoal, muito interessante esse conteúdo. No momento estou precidando de conteúdo sobre o Estruturalismo e gostaria que vocês enviassem para meu e mais, pois vou participar de um seminário com esse tema. Percebi o quanto vocês conhecem o assunto. val.lsantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Já pecebemos a evolução da Adm, se pararmos para observar o texto de vocês logo a baixo desda Abordagem Clássica ao Estruturalismo existe uma enorme transformação na estrutura das organizações.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Bem comentado sobre o estruturalismo.

    ResponderExcluir
  4. Interessante esse conteúdo. Um resumo que faz entendermos melhor o homem organizacional.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do texto, bem produzido.

    ResponderExcluir
  6. Madem algo pra mim sobre estruturalismo x burocracia. Vou participar de um seminário. sergio_souza67@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Texto bem sintetizado.... do jeito q tava procurando para um seminário. thanks!

    ResponderExcluir