Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


17 de set. de 2009

Universidade finlandesa não tem salas de aula nem professores. Os alunos aprendem a ser empreendedores na prática

A finlandesa Team Academy é uma faculdade de pós-graduação única no mundo. Não tem salas de aula nem professores. Seus alunos aprendem a ser empreendedores na prática. O curso é custeado pelo governo, ou seja, gratuito.

A finlandesa Team Academy é uma faculdade de pós-graduação única no mundo. Não tem salas de aula nem professores. Seus alunos aprendem a ser empreendedores na prática. O curso é custeado pelo governo, ou seja, gratuito. A coordenadora Henna Kaariainen, que esteve no Brasil em julho, em evento realizado pelo Senac-SP, Banco Santander e Real, SOL Brasil e Hub, explica o método.

>>> TRABALHO EM EQUIPE
São apenas 60 alunos por ano, rigorosamente selecionados. Logo no primeiro dia de “aula”, eles se organizam em três grupos. “Trabalhar em time faz com que as pessoas se esforcem mais”, diz Henna

>>> VIVÊNCIA EMPRESARIAL
Cada time se registra como uma empresa de verdade e tem que cumprir todas as obrigações fiscais. O lucro gerado pelo negócio montado durante o Team Academy — que chega a 400 mil euros por ano, é destinado em parte aos alunos e em parte à manutenção da escola. Cerca de 30% dos times dão tão certo que continuam como empresas após a conclusão do curso

>>> LIÇÃO DE CASA
Cada equipe tem que propor um projeto de verdade para grandes empresas (como Ford e Unilver) e executá-lo. No final, é escrita uma tese, em grupo ou individualmente

>>> COACHING
Em vez de um professor, os alunos contam com a ajuda de um coaching, que auxilia no desenvolvimento dos projetos. A maioria dos treinadores são alunos graduados.


Este assunto foi comentado na última aula de TGA (17/09/2009) pelo professor Héber Sales, você pode saber mais no seguinte endereço: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI86488-17153,00-LICOES+DA+FINLANDIA.html

Leia Mais…

1 de set. de 2009

Organizações Mecânicas e Orgânicas



Filme "Vida de Inseto"

No filme é possível observar a grande contradição entre o regime mecânico e o orgânico. Logo no inicio do filme percebemos a fragilidade das formiguinhas que acostumada a não pensar, a fazer sempre o mesmo movimento mecânico, robótico se vê completamente perdida em perceber uma folha na frente do seu caminho, impossibilitada de pensar a mesma entra em pânico. Fica claro também quando a princesa Ada enxerga um problema no andar da fila, e se repete quando a rainha proíbe uma formiguinha de aprender a voar, por ser muito nova e querer fugir as regras. Até que surge uma formiguinha rebelde, com pensamentos de inovar, de mudar.
Flik, trazendo uma idéia diferente para aumentar o resultado, invento que iria revolucionar a produção, mais é fortemente criticado e desmotivado pelo grupo de gerenciadores, que viviam felizes e conformados com os resultados alcançados, através dessa organização mecânica, não mexem no modelo rígido, nem em operários. Mais logo se vêem perdidos,ao se deparar com um grande problema que era aumentar a produção em um curto período de tempo. Presos a esse modelo restrito, automático como diz a rainha: ‘’sempre foram assim, todos os anos eles (gafanhotos) chegam até aqui, comem a oferta e vão embora ‘’ situação externa previsível, acabam encontrando em Flik a solução do seu problema, que sugere que as formigas abandonem a ilha. Mais seus lideres apegados aos modelos mecânicos ,jamais iram abandonar o seu campo de atuação, então ,sem muitas esperanças pois Flik se recusava a ser mais um dos seus operários disciplinados que cumprem seu papel especifico, é liberado a deixar a ilha com intenção de se livrar de problema,não ter na equipe essa formiguinha sonhadora e atrapalhada.
Ele vai em busca de ajuda e encontra uma turminha muito diferente, uma equipe de circo. Cujo relacionamento entre patrão e operário era descentralizado com autonomia esperta, capaz de perceber que sua atuação não estava indo bem, logo mudaram suas estratégias para segurar a platéia que não estava satisfeita com o que estava vendo. Flik pede ajuda, e os insetos do circo ‘’os guerreiros’’ vão parar na ilha com o intuito de ajudá-lo contra os gafanhotos, e juntos conseguem afrouxar os controles burocráticos, transforma o formigueiro numa equipe multifuncional. Todos num sistema vivo com único objetivo, estilo de liderança mais participativo, democrático e centrando no operário com liberdade de autonomia eles conseguem alcançar o alvo com vitória e sucesso.

Leia Mais…