Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


26 de ago. de 2009

Contingência Estrutural

O Que é Contingência Estrutural?

R: A contingência estrutural é uma perspectiva que foca os fatores ambientais que condicionam a forma Organizacional. Esta perspectiva surgiu da idéia de que as ações organizacionais dependem das relações ambientais da organização. Como o seu próprio nome sugere, a estrutura organizacional é contingente às pressões e incertezas ambientais.
A maneira ótima de organizar depende da natureza do ambiente com o qual a organização se relaciona. Incorpora os objetivos como parte da cultura da organização e parte das disposições mentais dos tomadores de decisão. A contingência estrutural considera que não há uma estrutura organizacional única e efetiva para todas as organizações, a otimização da estrutura varia de acordo com determinados fatores, como a estratégia ou o seu tamanho. Demasiada crença na capacidade adaptativa das organizações e dificuldade de apresentar respostas racionais as pressões internas e externas são algumas críticas observadas na prática da administração.

Quais suas implicações para a prática da administração?

R: A imprevisibilidade dos acontecimentos, as constantes mudanças estruturais para adaptar-se aos fatores de interferência e ao mesmo tempo, uma capacidade de adquirir agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de suas atividades. Pois, o ambiente externo é que condiciona o ambiente organizacional, e isso exige a necessidade de uma análise cuidadosa do ambiente externo e interno, para que a relação existente entre as variáveis administrativas e ambientais sejam mais eficazes no alcance dos objetivos organizacionais.

Leia Mais…

22 de ago. de 2009

A Nestlé no Brasil cedeu aos pedidos de usuários do orkut e mudou seus planos em relação ao achocolatado Nescau.


O professor Héber Sales de Teoria da Administração em sala de aula comentou sobre as redes sociais substituirem os call centers, andamos pesquisando o poder de influência dessas redes sociais sobre decisões das empresas que estão contratando pessoas para monitorarem seus produtos, sabendo assim o que pensa seu consumidor sobre sua marca, separamos um pequeno texto para servir de exemplo, leia no seguinte endereço: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092008/02092008-28.shl

Leia Mais…

18 de ago. de 2009

Até que ponto nós, administradores, somos livres para modelar os sistemas sob nossa responsabilidade?

Um administrador pode realizar alterações nas rotinas operacionais e nos procedimentos internos que possui a organização sob sua responsabilidade, em busca de um retorno positivo do produto que oferece aos seus clientes, considerando os fatores contingentes e as mudanças constantes do ambiente externo que interferem no seu desenvolvimento.
Destacamos a importância de analisar os procedimentos básicos, vistos de forma geral e alguns fatores que influenciam no desenvolvimento das atividades e neste processo. Que são respectivamente, os recursos extraídos do ambiente, como informações, mão de obra, equipamentos, entre outros; o processo de transformação destes recursos em bens e/ou serviços; os resultados destes no mercado, para o cliente final; e, atuação do estado nas áreas política e legal, situação da economia e do sistema financeiro do país, desenvolvimento e disponibilidade tecnológica, nível educacional e cultural da sociedade, concorrência de outras empresas, preocupação com ecologia e preservação do meio ambiente. Um exemplo prático de uma influência externa é a cultura onde a empresa está localizada, exemplo disso é o calendário que a Ford Nordeste usa, ela programa trabalho extra para carnaval ou até mesmo natal, mas o São João ela não programa nada, pois sabe que o índice de falta é muito grande, já no Sul ela não tem essa preocupação. Nos limitadores internos podemos exemplificar com as regras pré-estabelecidas pela organização. Como podemos observar na abordagem contingencial existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
Assim, para determinarmos mudanças no sistema organizacional devemos considerar o ambiente interno e externo que as empresas escolheram como seu domínio de operação. E, as contingências como oportunidades ou como restrições que influenciam a estrutura e os processos das organizações. Por isso, para ser efetiva a organização precisa adaptar a sua estrutura às condições do ambiente e aos fatores contingentes existentes dentro do seu campo de atuação. Baseados nesses argumentos afirmamos que nós administradores podemos ter a liberdade para modelarmos o sistema organizacional desde que respeitemos os limitadores para nossas decisões, assim é preciso que se reflita sobre como alterar o desenho organizacional, formado por atividades, processos, operações, produtos e serviços que são elementos embutidos nas estruturas organizacionais.


Fontes:
http://www.fontedosaber.com/administracao/ambiente-externo-e-tipos-de-sistema.html
http://recantodasletras.uol.com.br/

Leia Mais…