Olá, seja bem-vindo!

Esperamos que você acesse, pesquise, comente e saia satisfeito.
Estes são nossos primeiros passos para futuros administradores.


27 de mai. de 2009

Indivíduo e as Organizações para os Estruturalistas - Homem Organizacional


1.INTRODUÇÃO

Este trabalho é direcionado aos estudantes do curso de Administração de Empresas para o devido entendimento sobre o Homem Organizacional.


2. OBJETIVO

O objetivo desse trabalho consiste em apresentar o Homem Organizacional dentro da visão dos Estruturalistas

O Homem Organizacional.


Por volta de 1949 foi instituída uma nova forma de pensar conhecida como: “Abordagem estruturalista” tomando a linguagem como modelo de cientificidade, que permitia analisar os fenômenos culturais em sentido amplo. A abordagem estruturalista foi um modelo de pensamento que foi utilizado em diversas áreas do conhecimento. Tais como: Lingüística, psicanálise, sociologia, antropologia, historia e outras áreas. Que por sua vez se desdobrou em duas Teorias: Burocracia e estruturalismo.

O Estruturalismo na Administração

Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organização das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. As organizações são as formas de instituição dominante da sociedade moderna: São as representações de uma sociedade altamente especializada e interdependente, que se caracteriza por um crescente padrão de vida.As organizações permeiam toda vida do indivíduo em todos os aspectos e envolve a participação de várias pessoas. As organizações são limitadas pelos seus recursos escassos e, por isso, não podem tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: Daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência é alcançada quando a organização aplica seus recursos na alternativa que produz o melhor resultado.
O homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações. O homem organizacional necessita ter as seguintes características:


1 – Flexibilidade – Em face de varias mudanças, que ocorrem na vida moderna, bem como na variedade de papeis exercidos nas diversas organizações.


2 – Tolerância às frustrações – Para evitar desconfortos e desgastes emocionais, proveniente das demandas da organização e das necessidades individuais.


3 – Capacidades de adiar as recompensas – É poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividades profissionais.


4 – Permanente desejo de realização – Para garantir a conformidade e a cooperação com as normas que controlam e garantem as ascensões de cargos dentro da organização, promovendo recompensas e sanções sociais e matérias.


Foi desenvolvido o modelo de homem com características e competências, necessárias para atender a demanda das organizações e para viver em uma sociedade complexa, interdependente e dinâmica. Pois o individuo participa de varias organizações sejam elas: religiosas, penais, familiares, empresariais, em fim. O individuo organizacional é um ser resiliente e auto-motivado.


Leia Mais…

17 de mai. de 2009

Contribuição da Psicologia para uma melhor compreensão da relação entre indivíduos e organizações.

Leia Mais…

Vídeo Emoções nas Organizações


1.0 Análise da modalidade oral no vídeo Emoções nas Organizações

Conforme análise realizada, os entrevistados utilizaram espontaneidade sem muita preocupação com utilizações das regras gramaticais e conversas formais, porém não utilizaram nenhum tipo de gíria assim como não tiveram um vocabulário restrito, pois houve uma diversidade de palavras sem repetições, talvez devido ao pouco tempo de conversação.
Por possuírem um nível de instrução acadêmico, observa-se que eles utilizaram um nível de linguagem Coloquial, livre de formalidades, aproximando-se em raros momentos do Nível Culto.

2.0 CONCLUSÃO

O uso da linguagem Coloquial é freqüentemente utilizado pelos entrevistados. A mensagem emitida fica clara para o entendimento de pessoas pertencentes aos níveis Coloquial e Culto dificultando o entendimento do falante do nível popular.

3.0 BIBLIOGRAFIA

VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: M. Fontes, 2002.

Leia Mais…

Vídeo com o tema Maiêutica Socrática.

Leia Mais…